O grande diferencial de WoW

wow01_titulo

Como vocês já devem ter percebido, aqui no Canal Mental, não publicamos guias, notícias e coisas deste tipo, entendemos que já existem diversos sites que produzem este tipo de conteúdo com maestria, inclusive indicaremos muitos deles aqui sempre que necessário, o objetivo aqui é expor nossa opinião sobre jogos que estamos jogando ou gostamos bastante.
Dos nove membros do Canal Mental, seis jogam World of Warcraft, portanto este é um assunto que será muito discutido por aqui. Para inaugurar a coluna WoW, vou falar o porque ele foi um fenômeno tão grande no mundo dos games e qual o diferencial que faz este jogo ser o líder de mercado em seu estilo mesmo estando a dez anos no mercado.
WoW é um RPG online com várias pessoas jogando ao mesmo tempo em um mesmo ambiente, estilo denominado de MMORPG. Este estilo de jogo ficou famoso aqui no Brasil com jogos como o clássico Tibia e mais pra frente com o inesquecível RagnaröK (inclusive já gravamos até um MentalCast sobre ele que você pode ouvir clicando aqui), além de vários outros que fizeram muita gente esquecer o login e senha da vida real por muito tempo. A grande diferença entre um MMORPG e outros jogos online é que, como costumo chamá-los, são “jogos vivos”, chamo assim porque diferentemente de jogos “normais” em que é lançado e não se altera mais, até que seja lançado uma próxima edição, em um MMORPG o jogo está em constante mudança e necessita de uma equipe por trás administrando o “mundo” a todo momento, corrigindo bugs, banindo jogadores trapasseiros e atualizando conteúdo para que o jogador tenha o que fazer in-game. Acontece que no início as empresas que detinham este tipo de jogo não tinham a exata noção, da grandiosidade que é ter um MMORPG em suas mãos, ai é que entra o grande diferencial do WoW, a Blizzard.

wow01_warcraft3

É sempre bom lembrar que a Blizzard se arriscou muito com o lançamento de WoW, pois ela transformou o seu principal jogo, o Warcraft, que era um RTS que ia muito bem, em um MMORPG, um estilo totalmente diferente. Certamente eles sabiam o potencial que este estilo poderia ser e o que este jogo poderia proporcionar a empresa, talvez não imaginava o fenômeno que tinham acabado de lançar.
Quando WoW foi lançado em 2004, já existiam alguns concorrentes no mesmo estilo no mercado de games, porém nenhum tinha uma empresa como a Blizzard por trás, com um suporte invejável, servidores estáveis e mais pra frente adaptações muito bem feitas para diversas linguas, incluindo português do Brasil, WoW foi ganhando diversos jogadores em todo mundo. É claro que se o jogo não fosse bom nada disso adiantaria, mas isto é um tema para as próximas postagens.
Com um sistema de mensalidade, WoW é jogo que deu o maior lucro da história para uma empresa, como é possível ver nesta matéria da revista Info, este fato chamou atenção das concorrentes que correram para ter também o seu próprio MMO, desde então surgiram diversos candidatos a “WoW Killer”, alguns obtiveram algum sucesso e espaço no mercado, como é o caso de Rift, mas nenhum chegou a ameaçar a soberania do jogo da Blizzard. Mesmo com a diminuição recente do número de jogadores, que hoje gira em torno de 7 milhões segundo a Blizzard, WoW ainda é de longe o MMORPG mais lucrativo do mercado, só no ano de 2013 arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, como é possível ver nesta matéria do UOL jogos.
Como foi dito pelo Codex (YouTuber especializado em MMO e fã de WoW) em um vídeo em seu canal, WoW foi um fenômeno de mercado, já que ficou claro que não era o estilo MMORPG que tinha tanto potencial assim, mas o jogo tinha um poder enorme de conquistar e manter jogadores jogando e pagando mensalidade gerando assim um lucro sem precedentes para uma empresa de games.

wow01_infografico

Em Janeiro deste ano, a Blizzard divulgou no site do jogo um infográfico com os números do WoW até então, nele podemos ver números de causar inveja a qualquer empresa de games no mundo:

- Mais de 100 milhões de contas;
- Mais de 500 milhões de personagens criados;
- 3.900 minutos de sons e trilha sonora compostas para o jogo;
- 6 Milhões de palavras compõe a história do jogo até então (o equivalente a 12 Livros do Senhor dos Anéis);
Veja o Infográfico completo clicando aqui.

Fica claro que o sucesso do jogo não é um acaso e que o trabalho da Blizzard em mantê-lo atualizado com constantes inserções de conteúdo inédito e diversos outros fatores fazem deste jogo o sucesso que é, obviamente não é um jogo perfeito, mas pra quem joga fica sempre aquela sensação de que o jogo é observado de perto pela administradora, o oposto do que acontece com muitos jogos online que parece que está jogado “as traças” e se um dia sua conta for hackeada a única coisa que tem a fazer é sentar e chorar. Este é o grande diferencial de World of Warcraft que mantém minha conta ativa e ficará por um bom tempo ainda. (Vem ni mim Draenor XD)
Em breve teremos um MentalCast sobre World of Warcraft, fique ligado!
Até a próxima!

Sobre Spacof

Hobby: Web e Gráfico Designer / Profissão: Paladino pela Aliança
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Diego Oliveira

    Muito bom, parabéns :) só corrigindo, o game não rendeu 1 bilhão de lucro, ele “Arrecadou” 1 bilhão, mas dai ainda não se retiraram as despesas :) mas mesmo assim wow = sucesso :)

    • http://canalmental.com.br/ Canal Mental

      Obrigado pela comentário Diego. Bem observado, já fiz a alteração no texto.
      Abraço!