Comparação de Trilha Sonora: Sonic CD

Sonic_CD

Um fato curioso e que você talvez ache estranho é que a trilha sonora deste game é quase que totalmente diferente entre seu lançamento nas américas e no resto do mundo. No Japão e na Europa a trilha sonora é a mesma, mas foi alterada quando o jogo chegou em solo americano. As únicas músicas que permaneceram intocadas na versão americana foram as músicas do passado das fases, pois estas foram introduzidas de forma diferente no jogo e para alterá-las seria necessário muito mais trabalho, o que adiaria muito mais o lançamento do game nas américas. As versões tiveram compositores diferentes na produção das músicas. Alguns relançamentos mais recentes permitem que o jogador selecione qual trilha sonora deseja escutar durante o game.

Afinal, o que levou a essa mudança? Uma parcela dos fãs acredita que tenha sido para fazer uso do estúdio de gravação que havia acabado de ser criado na Sega of America, outros acreditam que possa ter sido uma estratégia de marketing, pois talvez a américa não estivesse pronta para receber o hip-hop da trilha sonora japonesa. Americana ou japonesa, a trilha sonora de Sonic CD é muito boa e vale a pena gastar uma parte de seu tempo para ouvir cada uma.

As músicas do passado geralmente têm um clima mais tribal ou rústico comparado com a música do presente. O futuro ruim fica com uma música mais sombria ou robótica, já o futuro bom é o contrário, geralmente com alguma música mais tranquila ou alegre. No geral a trilha sonora americana é mais pop/rock, diferente da original japonesa que foca mais o hip-hop e o techno.

 

Confira abaixo algumas músicas e breves comentários sobre cada uma delas.

- Introdução
Japão/Europa:

América:

Pois é, nem o tema principal do jogo escapou da mudança. O rap da música japonesa foi substituído por uma música pop que eu pessoalmente gosto muito mais. “Sonic Boom” veio a ser um título ocasionalmente utilizado pela Sega para nomear algumas coisas relacionadas ao ouriço, como um evento anual nos Estados Unidos, um álbum de músicas do Sonic e o novo projeto da Sega para o Nintendo Wii U (contando ainda com uma série animada de TV). Apesar do espaço que o nome “Sonic Boom” ganhou entre os fãs, “Toot Toot Sonic Warrior” é um remake de uma música utilizada na Green Hills Zone de Sonic 2 do Master System, que também deu origem a música de Mecha Green Hill Zone de Sonic Chaos, possuindo então um espaço guardado nos corações dos fãs da velha guarda.

 

- Palmtree Panic (Presente)
Japão/Europa:

América:

Talvez a música mais marcante do game para ambas as versões, por ser a música da primeira fase, música que inicia os jogadores na nova aventura do Sonic. A versão japonesa se mostra bastante psicodélica com muitos elementos distintos dentro de uma mesma música, trazendo também grande empolgação para que qualquer jogador inicie o game com muito mais energia. No caso da versão americana, toda essa psicodelia foi substituída por uma relaxante melodia típica latina. Perceba que logo de cara nota-se como as trilhas sonoras são bastante distintas.

 

- Tidal Tempest (Futuro ruim)
Japão/Europa:

América:

Este é um bom exemplo de como as músicas do futuro ruim são sombrias, sem dispensar incrível qualidade. Neste caso específico, a música japonesa se mostra mais empolgante e a música americana se mostra mais obscura. Perceba o uso de vocais simples na versão americana, eles são frequentemente utilizados na trilha sonora americana. Algumas músicas da versão japonesa também contam com o uso de vozes, mas com frequência bem mais baixa.

 

- Quartz Quadrant (Futuro bom)
Japão/Europa:

América:

Agora note como a melodia de uma música do futuro bom é relaxante. Este exemplo acima, na versão japonesa, talvez seja a música mais bela que você ouvirá em Sonic CD. Note como a melodia foi bem desenvolvida. No caso da versão americana, nota-se que ela também tem qualidade, e faz bom uso dos vocais, mas a melhor é, de longe, a versão japonesa.

 

- Wacky Workbench (Presente)
Japão/Europa:

América:

Aqui está um bom exemplo de como a trilha sonora americana é mais puxada para o rock/pop e a japonesa está mais ligada ao hip-hop e ao techno. Esta talvez seja a música que mais ficou na cabeça da galera, pois esta é uma das fases mais complicadas do game. O rítmo de ambas as músicas é bastante coerente com a fase.

 

- Stardust Speedway (Presente)
Japão/Europa:

América:

O objetivo aqui é a música combinar com o cenário da fase: Uma cidade na noite, iluminada por suas próprias luzes. Por essa razão, nada de hip-hop ou pop por aqui, a onda é funk e soul music. Ambas acabaram caindo bem na fase, mas a versão americana se mostrou melhor para ressaltar o clima de uma cidade tecnológica aparentemente pacífica.

 

- Stardust Speedway (Futuro bom)
Japão/Europa:

América:

Cada uma a seu estilo, a versão americana trazendo um bom pop, com ritmo mais acelerado que a música do presente, e a versão japonesa… ah, a versão japonesa. A versão japonesa consegue ser um remix bem mais expressivo que a música do presente, sendo outra das melhores músicas deste game.

 

- Metallic Madness (Bom futuro)
Japão/Europa:

América:

Veja como ambas conseguem reunir toda a glória da vitória sobre a fortaleza metálica e cheia de armadilhas de Robotnik. Metallic Madness é a última fase deste jogo, e a música do bom futuro de ambas as versões conseguem elevar a moral dos jogadores e ressaltar o triunfo de Sonic e da natureza, visto também no cenário. A versão americana chega a incluir instrumentos tribais, o que remete melhor ao aspecto selvagem no qual o cenário se transforma no bom futuro.

Essa foi apenas uma parte das trilhas sonoras do game. As trilhas sonoras de Sonic CD contém muitas melodias para um jogo clássico do Sonic, pois são 7 fases diferentes, cada qual com quatro músicas diferentes, e ainda há a música do estágio especial, a música do chefe de fase e os “jingles”, todos diferentes entre as versões. Com os exemplos mostrados aqui, pode-se notar que ambas as trilhas sonoras possuem ricas melodias, o que torna difícil para o jogador escolher uma como sua favorita.

Adicionar a favoritos link permanente.