Comparação de Trilha Sonora: Alone in the Dark 2

Alone in the Dark 2

Criado em 1993 para PC, tendo sido lançado também para 3DO no ano seguinte, Alone in the Dark 2 foi portado para Playstation e Sega Saturn em 1996, tendo seu nome alterado para Alone in The Dark: Jack is Back na europa e Alone in The Dark: One-Eyed Jack’s Revenge na américa.
A trilha sonora de Alone in the Dark 2 se manteve intacta em todas as plataformas, exceto no Sega Saturn, onde a sonoridade foi um pouco alterada. O motivo pelo qual isso ocorreu eu não fui capaz de descobrir. É difícil crer que o hardware do Saturn é incapaz de suportar as melodias que o Playstation suporta, pois ambos rodam outros títulos (como The King of Fighters 97 e Castlevania Symphony of the Night) sem alterações na trilha sonora. Boa parte das músicas acabou bastante prejudicada com isso, enquanto outras conseguiram soar bem e algumas até soam melhor. No geral, a trilha sonora de Alone in the Dark 2 não é muito boa, no entanto algumas músicas são realmente bem compostas e criativas.
Este artigo tem por objetivo mostrar um pouco da trilha sonora do game e comparar algumas de suas músicas com a versão do Saturn.

- Silent Steps
Original:

Saturn:

Como parece ser de costume dos consoles da Sega, o baixo soa melhor no Saturn, por ser mais “pesado”. A música como um todo parece mais sombria e soa melhor no Saturn, principalmente por usar tons mais graves.


- Getting Into Action

Original:

Saturn:

Aqui percebemos como os sintetizadores parecem ser o maior problema de Alone in the Dark 2 no Saturn. A música flui bem nos outros consoles e no Saturn percebemos como a frequência dos sintetizadores pode incomodar um pouco os jogadores. O baixo no Saturn ao menos continua bem.

- Don’t Despair
Original:

Saturn:

O Saturn leva a melhor nessa música, pois consegue dar uma ênfase ao piano que faz com que a versão seja mais profunda que a original. Eu pessoalmente considero essa a melhor música do game, especialmente na versão do Saturn. A versão original não deixa de ser bela, com uma melodia mais calma e mostrando um baixo bem trabalhado, superando os graves ao fundo da versão do Saturn.


- Naughty Girl

Original:

Saturn:

Com mais elementos e bem melhor utilizados, a versão original é bastante superior a versão do Saturn. Na versão do Saturn é música é bem mais simples, contando com poucos elementos onde os tons parecem não ter sido bem ajustados.

- Carnby’s Execution
Original:

Saturn:

Além da percussão ter perdido potência, os outros elementos perderam sua graciosidade na versão do Saturn. A versão original consegue mostrar um instrumental bem mais equilibrado, situação que representa a maior parte dos problemas da versão do Saturn. A versão original consegue ser uma verdadeira festa sinfônica perto da versão do Saturn.

- Investigations
Original:

Saturn:

Incluindo uma melodia mais suave, a versão original consegue ser ligeiramente sombria e ainda ser muito boa. A música é bastante criativa por si só. O Saturn consegue manter a melodia sombria e manter toda a sua essência, embora diminuindo levemente sua criatividade por mudar um pouco os tons de seus elementos.

No geral, percebe-se que o Saturn foi prejudicado com a mudança, mas ainda consegue reter boa parte da beleza das músicas, e não falha em reter a excelência das mais belas melodias do game, como foi possível indicar nos exemplos acima.

Adicionar a favoritos link permanente.